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ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESPÍRITA

GABRIEL DELANNE

François Marie Gabriel Delanne nasceu em Paris, no dia 23/3/1857, ano de lançamento de "O Livro dos Espíritos". Seu pai, Alexandre Delanne, muito amigo de Allan Kardec, era espírita e sua mãe, Marie Alexandrine Didelot, era médium e contribuiu na codificação do Espiritismo. Gabriel foi engenheiro e dedicou-se ao Espiritismo Científico, tendo buscado sua consolidação como uma Ciência estabelecida e complementar às demais. Fundou a União Espírita Francesa, a revista "O Espiritismo", além de ter publicado vários livros. Desencarnou no dia 15/2/1926, aos 69 anos.

Semana 27

EDUCAÇÃO: A ÚNICA VIA DA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL

 

Edson Ramos de Siqueira

 

O artigo da semana 26 teve como objetivo central demonstrar que somos os únicos responsáveis por nossos destinos. As escolhas são nossas; acertamos em algumas coisas, erramos em muitas outras, realidade que retarda significativamente a evolução espiritual.

Mas porque erramos tanto?

Por ignorarmos as Leis que regem o Universo!

Como mitigar esse desconhecimento?

Só existe uma maneira: pela Educação Holística (ou Integral), única via para que o Espírito se aprimore moral e intelectualmente, de forma lenta e gradativa, ao longo das incontáveis reencarnações.

Cada processo reencarnatório representa mais uma oportunidade de aprendizagem; cuja eficácia, nessa fase da evolução é, de maneira geral, baixíssima. É importante que se ressalte que a responsabilidade de contribuir com a aceleração da evolução cabe àqueles encarregados das atividades educacionais, sobretudo aos pais e professores, mas também aos que se encontram no entorno daquele Espírito.

Ilustro essa questão com alguns trechos de uma comunicação de Joanna de Ângelis, psicografada por Divaldo Pereira Franco, constante de sua obra: “Lições para a Felicidade”. 

“A frágil criança que comove e desperta sentimentos nobres, convidando à carícia e ao enternecimento, é Espirito com formação ancestral rica de valores positivos e negativos a que a reencarnação faculta aprimoramento. …

Eis por que a educação exerce papel relevante na construção do caráter do cidadão, desde quando orientada a partir da infância, mediante a criação de hábitos formadores dos sentimentos e do caráter, que propiciam o saudável relacionamento social e o consequente crescimento moral-espiritual. …

A educação moral deve ser conferida, a fim de encarregar-se de desenvolver os sentimentos capazes de enfrentar e superar o egoísmo, a crueldade, a imprevidência, esses inimigos ferrenhos do progresso pessoal e coletivo da Humanidade.

A educação consegue modificar as estruturas negativas da personalidade, proporcionar campo para o crescimento dos impulsos morais edificantes, para guiar o pensamento no rumo dos deveres, oferecendo forças para que se expressem as aptidões nobres, que são herança divina jacente (presente) em todos os seres. …

A educação integral, aquela que se apresenta nas áreas moral e intelectual, é a grande modeladora que tem por missão incutir hábitos saudáveis, roteiro de segurança, equilíbrio de comportamento e interesse pelas conquistas éticas que exornam (ornamentam) o processo de evolução da Humanidade. …

Jesus, o Educador por excelência permanece como o maior didata da Humanidade, por haver demonstrado ser a educação o mais seguro processo de desenvolvimento dos valores adormecidos na criatura”.

Tudo no Universo tem uma razão de ser, mas, na maior parte das vezes, desconhecemos. Assim é o processo da gênese, crescimento e desenvolvimento do corpo físico. Por que, em cada reencarnação, temos que passar por esse complexo mecanismo? A questão 383 de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, elucida de forma bastante simples e objetiva:

“Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pelo estado de infância?

O Espírito se encarnando para se aperfeiçoar, é mais acessível, durante esse período, às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir aqueles que estão encarregados da sua educação”.

O célebre pensador francês, Léon Denis, ressaltou o papel fundamental da Educação Holística na evolução do Espírito, bem como o papel a cumprir e a enorme responsabilidade atribuída pela Espiritualidade Superior aos Educadores:

“Os preceptores (mestres) da Humanidade têm, pois, um dever imediato a cumprir. É o de repor o Espiritualismo na base da educação, trabalhando para refazer o homem interior e a saúde moral.

É necessário despertar a alma humana adormecida por uma retórica funesta (discurso maléfico); mostrar-lhe seus poderes ocultos, obriga-la a ter consciência de si mesma, a realizar seus gloriosos destinos…

Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração. Tende como templo o Universo; como altar a consciência; como lei a caridade; por imagem Deus; por religião o amor”.

Como encerramento do artigo, apresento uma parte da resposta dos Espíritos da Codificação, na questão 917 de “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec:

 “…Só se obterá a cura dos males causados pelo egoísmo se o mal for atacado em sua raiz, isto é, pela educação; não por essa educação que tende a fazer homens instruídos, mas pela que tende a fazer homens de bem. A educação, convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. Quando se conhece a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir-se-á corrigí-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas”.

Portanto, não existem milagres nem interferências superiores que fujam às Leis Naturais do Universo. Temos total livre-arbítrio, tanto para aprender o que devemos aprender, como para ensinar o que temos condição de ensinar. A única via da evolução é a Educação.