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ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESPÍRITA

GABRIEL DELANNE

François Marie Gabriel Delanne nasceu em Paris, no dia 23/3/1857, ano de lançamento de "O Livro dos Espíritos". Seu pai, Alexandre Delanne, muito amigo de Allan Kardec, era espírita e sua mãe, Marie Alexandrine Didelot, era médium e contribuiu na codificação do Espiritismo. Gabriel foi engenheiro e dedicou-se ao Espiritismo Científico, tendo buscado sua consolidação como uma Ciência estabelecida e complementar às demais. Fundou a União Espírita Francesa, a revista "O Espiritismo", além de ter publicado vários livros. Desencarnou no dia 15/2/1926, aos 69 anos.

Semana 55

Comenius, Kardec e a Educação

Edson Ramos de Siqueira

 

 

            “É pela Educação, mais do que pela instrução, que se transformará a Humanidade(Allan Kardec).

Temos abordado repetidamente, e todos devemos fazê-lo, que o objetivo único de cada período que passamos reencarnados (e quando desencarnados também) é evoluir espiritualmente. Está implícito neste processo, que existe somente um instrumento a nos facilitar a evolução: a Educação. Todas os demais conceitos que fujam desta realidade são ilusórios. Não acontecem milagres; nenhuma Entidade Superior procederá qualquer passe de mágica para nos transformar em anjos. Essa hipótese não faz parte do conjunto de Leis Naturais que regem o Universo.

Inexoravelmente, o único caminho evolutivo criado por nossos Superiores Espirituais está pavimentado pela Educação Holística ou Integral.

            A Educadora Espírita Dora Incontri, em sua obra: “Para entender Kardec”, faz a seguinte abordagem acerca da origem do Espiritismo.

            “Geralmente, apontam-se como precursores do Espiritismo, os médiuns e magnetizadores que antecederam o movimento das mesas girantes....

            É certo que houve uma efervescência de fenômenos psíquicos que antecederam imediatamente aquilo que Conan Doyle chamou de “invasão organizada”. Mas, certos intermediários desta invasão tinham um perfil muito diferente do de Kardec. Ele próprio não teve o papel de transmitir visões do mundo espiritual, mas, ao invés, permaneceu na outra margem do fenômeno, munido de racionalidade e observação.

            Enxergar, naquela invasão do Além, mais do que um divertimento de salão, mais do que uma revelação mística, mais do que uma curiosidade excêntrica, identificando o potencial revolucionário que esses fenômenos teriam para o conhecimento humano e, ao mesmo tempo, sua força educativa para a Humanidade, foi a grande originalidade de Kardec.

Os instrumentos teóricos e pessoais para essa sua abordagem, além da bagagem espiritual que trazia, ele os herdou de sua atuação como Educador e dos grandes pedagogos, em cuja fonte ele bebera no contato com Pestalozzi, em Yverdon.

Está certo que também sua experiência de anos como magnetizador facilitou que ele adentrasse o mundo da mediunidade, já com as ferramentas herdadas do movimento fundado por Franz Anton Mesmer. O médico austríaco também quisera estabelecer uma ciência baseada na observação. O magnetismo partilha com a homeopatia e com o espiritismo algumas ideias essenciais: o vitalismo, a pesquisa empírica não-materialista, a cura das doenças como um processo mais profundo e integral do que a proposta pela alopatia.

A visão de mundo que o espiritismo proporia, porém, como resultado de um diálogo entre Kardec e os Espíritos, da pesquisa do homem interagindo com a revelação espiritual, está muito mais próxima da visão de mundo de Comenius ou Pestalozzi. Eles tinham uma proposta ampla de evolução para a Humanidade, por meio da Educação. Por isso, para compreender a Doutrina Espírita, nada como nos aproximarmos deles”.

Neste artigo fazemos uma breve apresentação de Jan Amos Comenius. Nasceu em 1592, na hoje República Tcheca, e desencarnou em 1670. Era bispo protestante (da Fraternidade dos Hussitas, discípulos de Jan Huss), Educador, cientista e escritor. É considerado o fundador da Pedagogia moderna.

Conforme Dora Incontri, em sua obra A Educação segundo o Espiritismo, “Comenius era um humanista e um universalista, que não só se interessava por todas as áreas do conhecimento, como queria elaborar uma pansofia – uma sabedoria do todo. Achava que o conhecimento, para ter pleno sentido e ajudar o homem, deveria integrar a filosofia racional, a ciência empírica e a moral religiosa. (Nem é preciso dizer da coincidência de sua ideia com o Espiritismo, de quem pode por isso mesmo ser considerado um precursor.) Seus estudos foram de ordem teológica, social, política, científica... Dialogou com os homens mais ilustres de seu tempo, como Francis Bacon (um dos pais da Ciência moderna) e René Descartes, e publicou obras em várias línguas. Todo esse conhecimento o levava necessariamente para a Pedagogia, entrelaçando todas as áreas, para orientar o homem, desde criança, no seu destino de perfeição moral e intelectual...

Sua proposta pedagógica dirige-se sobretudo à razão humana, convocando-a a assumir uma atitude de pesquisa diante do Universo e de visão integrada das coisas. Pretendia que o homem deve ser educado com vistas à eternidade, pois, sendo Espírito imortal, sua educação deveria transcender a mera realização terrena, para procurar a sabedoria e a virtude que o aproximassem de Deus. Mas, ao lado dessa bela formulação teórica, Comenius dedicou-se à práxis (prática, ação), elaborando obras didáticas, inventando métodos de ensino e esboçando a escola do futuro.

Com o sumário acima escrito sobre Jan Amos Comenius, creio que seja possível concluirmos a respeito da grandiosidade deste Espírito, cuja existência na carne, com esta identidade, data dos séculos XVI e XVII. Em pleno século XXI, a Humanidade está longe de compreender e aplicar seus conceitos educacionais tão profundos. Allan Kardec, sempre o teve como uma de suas referências em seus estudos pedagógicos, juntamente a Jean-Jacques Rousseau e Johann Heinrich Pestalozzi, grande Educador com quem conviveu diuturnamente, por 8 anos, em seus estudos no castelo de Yverdon, na Suiça.

Infere-se portanto, que as raízes do Espiritismo estão basicamente inseridas nos conhecimentos profundos de grandes nomes da História da Humanidade, como Comenius, Rousseau, Pestalozzi, além dos filósofos gregos como Sócrates, Platão e tantos outros personagens da Ciência, da Filosofia e das Religiões.

Encerrarei este texto com duas maravilhas escritas por Comenius, citadas por Dora Incontri:

 “Avistai ao longe as margens do futuro!

Lá está a terra prometida da paz e da esperança, que a humanidade sonha desde os mais antigos tempos....

Lá está o mundo pacificado, sem as fronteiras do ódio e da ambição; lá está a ilha da liberdade, cercada pelo Universo, tornado habitado pelas almas afins de outras galáxias; lá está a fraternidade erigida em traço comum da conduta de todos os homens e mulheres....

Mas, para atingirmos este futuro glorioso, antes será preciso formar o homem que o habitará.

Educar o homem do futuro é a missão primordial do homem do presente”.

O Ideário (conjunto das principais ideias de um autor) do Educador:

1.    Pensar no bem, falar no bem e exemplificar o bem.

2.    Ser comedido nas palavras, correto na ação e ponderado nas emoções.

3.    Cultivar a alegria, evitar a leviandade e mostrar-se sempre sincero.

4.    Amar sem apego, ser doce com seriedade e firme sem dureza de coração.

5.    Procurar a sabedoria com humildade, prezar a inteligência com clareza e ensinar com simplicidade.

6.    Fazer-se entendido por todos, amado pelos bons e respeitado pelos rebeldes.

7.    Servir a sociedade, transcender as convenções e buscar o Reino de Deus.

8.    Ser puro de coração, elevado no pensamento e nobre no proceder.

9.    Servir aos homens como quem serve a Deus, amar todas as crianças como suas e conviver amistosamente com a juventude.

10. Lutar pela Educação universal, empenhar-se pela Educação integral e praticar a Educação pelo amor.

Portanto, tenhamos em mente que a tão sonhada e necessária transformação moral da Sociedade Humana deste Planeta, somente acontecerá com a aplicação de conceitos e métodos pedagógicos holísticos profundos.

Se considerarmos a Terra como um todo, isto ainda acontece em ínfima escala, infelizmente.

                                          Observação: os grifos no texto são meus.