Léon Denis e Joanna de Ângelis comentam sobre Helen Keller

Por Sonia Hoffmann

Helen Adams Keller nasceu em 1880, em Tuscumbia (Alabama, EUA) e passou para a Pátria Espiritual em 1968. Aos dezoito meses de idade, ela ficou cega e surda. Por não conseguir ouvir, não tomou conhecimento com os sons e, sem aprendizagem adequada, ficou sem se comunicar pela fala (fato que muitos consideram como muda). Para se integrar na sociedade, sua vida foi marcada por lutas e desafios árduos, mas foi vitoriosa. Além de célebre escritora, filósofa e conferencista, tornou-se personagem famosa e importante pelo trabalho incessante desenvolvido para o bem-estar das pessoas com deficiências, em seu país e no restante do mundo.

Sua infância inicial se passou sem receber orientação adequada, mas pouco antes de completar sete anos de idade a professora Anne Sullivan foi morar em sua casa para ensiná-la. A aprendizagem de Helen teve   como marco importante o episódio de Anne, experiente mestra, colocar a mão da menina na água fria e sobre a pele da outra mão soletrar a palavra "água". De repente, os sinais alcançaram profundo significado na consciência de Helen e, ao anoitecer daquele dia, aluna e professora já haviam relacionado trinta palavras aos seus significados. Rapidamente, ela aprendeu os alfabetos braille e manual.

Em 1890, em torno dos dez anos, Helen surpreendeu sua Professora com o pedido para aprender a se comunicar pela fala. Atendida, foi, então, matriculada no Instituto Horace Mann para Surdos (em Boston). Mais tarde, ingressou na Escola Wright-Eumason Oral (em New York), onde durante dois anos recebeu lições de linguagem falada e de leitura pelos lábios. Antes de formar-se, Helen iniciou na literatura com a escrita da sua autobiografia com o título "A História de Minha Vida" (em 1902). Em seguida, atuou no jornalismo, escrevendo uma série de artigos no "Ladies Home Journal".

Léon Denis, em sua obra O problema do ser, do destino e da dor, fez extenso comentário sobre as habilidades apresentadas por Helen Keller, apontando que ela se comunicava e interagia com o mundo circundante através do sentido do tato. Sua bagagem intelectual era considerável, conhecedora de três idiomas e com apurado sentimento estético, o qual lhe permitia desfrutar das obras de arte e das harmonias da Natureza. Por meio do contato das mãos, Helen distinguia o caráter e a disposição de espírito de quem encontrava. Com a ponta dos dedos fazia leitura labial e dos caracteres salientes de livros impressos para ela.

A consciência de Helen iluminava-se com conhecimentos e reflexões abstratas, inteligentes e com razão equilibrada e superior, possuindo profundos conhecimentos de Álgebra e de mais outros elementos da matemática, um pouco de Astronomia, de grego e de latim. Ela também escrevia como poetisa e psicóloga.

Léon Denis ponderou que o sentido do tato era impotente e insuficiente para produção de tal estado mental, considerando que evidentemente Helen Keller era um ser evoluído, retornando pela reencarnação com aquisições conquistadas nos séculos já percorridos anteriormente. Para ele, a condição dela provava que, por trás dos órgãos momentaneamente comprometidos e atrofiados, existia uma consciência desde muito familiarizada com as noções do mundo exterior. Ele acrescentou mais ainda: ao mesmo tempo, foi uma demonstração da existência de vidas anteriores da alma e da existência dos seus próprios sentidos, atuando independentes da matéria, dominando-a e sobrevivendo a toda e qualquer desagregação corporal. Para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção, de modo geral, é preciso, a princípio, o despertamento do sentido íntimo ou espiritual.

Joanna de Ângelis menciona, no livro O ser consciente, que Helen Keller com as      suas privações de algumas habilidades do corpo físico e mesmo assim buscando formas de interação com as demais pessoas, comoveu (e podemos entender e afirmar que ainda comove) o mundo com a sua cultura, extrema coragem e amor a Deus, ao próximo, à vida e a si própria. No livro Rumos libertadores, Joanna também considera que Helen, não obstante suas adversidades, escolheu o rumo da sua iluminação interior e, saindo da amargura na qual poderia se encerrar, alienando-se e omitindo-se, encontrou a alegria de viver e ensinou a técnica da felicidade para todos.

Portanto, seja qual seja a adversidade, cada um de nós pode buscar vias alternativas e estratégias de convívio recíproco: necessário é vontade, esforço e acolhimento! A diversidade de aptidões e de possibilidades se apresentam para todos cotidianamente, mas a insistência de ações excludentes e formação de barreiras atitudinais ainda são bastante fortes. Precisamos urgentemente ressignificar e melhor aproveitar nossa oportunidade reencarnatória, desenvolvendo um olhar mais fraterno, um comportamento mais fraterno e solidário e nos permitir sair da condição de ignorância, preconceito e intolerância, possibilitando a nós e ao próximo, de maneira justa e coerente, a almejada emancipação moral e intelectual.