FESTA DE NATAL, JESUS E A DOUTRINA ESPÍRITA

A Revista Espírita apresenta, em sua edição de abril de 1863, artigo versando sobre a festa de Natal quando é celebrado, no mundo cristão, a Natividade de Jesus.

A menção da importância desta comemoração nos provoca a reflexão do quanto o guia e modelo da humanidade, Mestre Jesus, trouxe para todos, desde a manjedoura, ensinamentos importantíssimos para nossa autocompreensão e para a agilização do processo evolutivo individual e coletivo. Ao longo de sua trajetória terrena, desde criança, conversou e interagiu com pessoas diferentes nas suas condições sociais, de crença, profissão, sexo ou qualquer outra condição que a tornasse sentindo-se pertencente ou não à comunidade da família ou da sociedade. Em seu Ministério não houve espaço ou ação que se promove a exclusão: ao contrário, ele sempre trouxe para a cena da realidade todas as pessoas. A escolha dos doze apóstolos, completamente diferentes em suas posições, idades, procedências e possibilidades, nos apresenta claramente a importância não só do desenvolvimento do trabalho em equipe, mas igualmente Jesus sinaliza as várias habilidades que alguém pode ter e desenvolver desde que a ela seja oferecida a oportunidade.

Quando acolhe a mulher adúltera, esclarecendo a ela e a todos em seu redor, ensinando que ninguém se prejudica ou transgride solitariamente, ele coloca todos na igualdade de repensar seus atos e pensamentos. Quando o Mestre conversa com a mulher no poço de Siloé, em uma época que judeus não conversavam em público com mulheres, e ainda mais de outras cidades, ele aconselha sobre a necessidade da inclusão e do respeito a quem quer que seja. Ele jamais relegou ninguém ao desprezo, à marginalização ou ceifou suas esperanças em dias mais justos e sensatos.

Jesus, o grande triunfador no amor e no esclarecimento, deixou a todos o alerta e a meditação sobre as necessárias mudanças de hábitos de cada um, para a conquista de um Reino que tem início no coração e na mente, pela aplicação das bem-aventuranças e pelo cumprimento da lei de justiça, amor e caridade.

Em momento algum, ele priorizou ou causou danos a alguém para exaltar as capacidades de outrem, assim como jamais se utilizou da violência, opressão ou da força para falar e introduzir o Seu reino, que é o Reino de Deus, no âmago das almas de pobres e ricos, agressores ou ansiosos pela equidade. Ele incentivou a renúncia aos bens materiais supérfluos e prazeres sem significado. Com humildade, se sujeitou à autoridade arbitrária e transitória daqueles que o julgaram e condenaram à crucificação.

O seu exemplo e lição de paz, bondade e amor ainda nos dias de hoje comove as criaturas de boa vontade e todos que se identificam com seus ensinamentos, demonstrando para a humanidade o quanto é possível viver e conviver com mais ternura, sinceridade e sem ofensas. O dia exato do nascimento de Jesus entre nós ainda é bastante discutível, contudo, é inegável a grandeza da sua mensagem conciliadora e de libertação moral e intelectual que está presente em todos os dias, mais serenos ou tumultuados!

Entretanto, São Luís aborda, no artigo referido, outra motivação de alegria para esta data aos espíritas e simpatizantes desta Doutrina: a comemoração do nascimento do Espiritismo. Tal como o Menino Jesus, a Doutrina Espírita vem crescendo e, da mesma maneira, ela esclarece e mostra para todos o caminho que devemos percorrer. Qual a estrela-guia que orientou os Reis Magos, os ensinamentos cristãos e doutrinários também nos conduz para a grande festa da regeneração da humanidade. Preciso é deixar surgir, crescer e se dirigir, diariamente, para a árvore da criação divina. Conforme o Espírito comunicante, colheremos frutos dessa árvore não somente para nós, mas também para aqueles irmãos que tiverem sede e fome da fé sagrada e todos alimentaram o Espírito e aliviaram as dores físicas e morais.

Neste Natal, como refere Joanna de Ângelis em mensagem contida no livro Alerta, sob o título Triunfador perene, vamos nos abrir e aconchegar o bem em nós a fim de que o Divino Amigo Jesus esteja constantemente nascendo e renascendo, em cada um e através de cada um, junto aos demais irmãos de caminhada evolutiva.

Feliz Natal para todos os leitores e que possamos prosseguir meditando e estudando os ensinamentos de Jesus e os preceitos doutrinários para que, juntos, venhamos cada vez mais tecer, ampliar, fortalecer e consolidar esta rede de amor e inclusão!