Logo
Logo

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESPÍRITA

GABRIEL DELANNE

François Marie Gabriel Delanne nasceu em Paris, no dia 23/3/1857, ano de lançamento de "O Livro dos Espíritos". Seu pai, Alexandre Delanne, muito amigo de Allan Kardec, era espírita e sua mãe, Marie Alexandrine Didelot, era médium e contribuiu na codificação do Espiritismo. Gabriel foi engenheiro e dedicou-se ao Espiritismo Científico, tendo buscado sua consolidação como uma Ciência estabelecida e complementar às demais. Fundou a União Espírita Francesa, a revista "O Espiritismo", além de ter publicado vários livros. Desencarnou no dia 15/2/1926, aos 69 anos.

Semana 138


Esperança e Espiritismo


Martha Triandafelides Capelotto

 

 

“Tendo por capacete a esperança na salvação” - Paulo (I, Tessalonicenses, 5:8)

Vivemos tempos de pessimismo, de desânimos de toda ordem diante das iniquidades que ocorrem no mundo.

Pensamos e repensamos quando será possível descortinar dias mais felizes e promissores; mais solidariedade e fraternidade do que guerras sanguinolentas, de posturas altruístas do que o egoísmo que destrói e provoca o desalento; de menos soberba com quimeras insignificantes, tais como o poder transitório e as fortunas do mundo.

Por outro lado, aquele que já teve a felicidade de se deparar com a Doutrina Espírita, jamais poderá se influenciar por tanta descrença.

Conscientes de que somos viajores no tempo, convictos de que a vida futura não é fruto de imaginações ou fantasias religiosas, vamos a cada dia, fortalecendo o nosso espírito com as alegrias provenientes do trabalho honesto, do dever cumprido a cada dia, mesmo que pareçam insignificantes aos olhos alheios, adquirindo o fortalecimento para os embates da vida, que sabemos serem transitórios.

Não há mal que sempre dure, porém, o bem, é conquista do coração que se eterniza pelos evos do tempo. Este sim, o bem, é imorredouro.

E, se sentimos as benesses que a prática do bem nos propicia, como dizer que ele, assim como o mal, passará?

Analisando as dificuldades enfrentadas por todos aqueles que voltaram seus olhos a essa bendita Doutrina, desde o seu surgimento, divulgando-a, disseminando-a pelo mundo, constatamos que foram todos amparados pelo Alto, pela simples razão de ser a Doutrina Espírita uma revelação necessária e urgente para uma Humanidade que estava sem norte e sem rumo, essencialmente materialista ou equivocada em dogmas obsoletos e rançosos.

Infelizmente, ainda são muitos os que tentam fazê-la desacreditada.

Porém, ainda com suporte nos seus princípios, o bom espírita prossegue destemido, procurando haurir toda a força nos seus ensinamentos para a própria renovação, para a conquista do lema principal da Doutrina que é : “Fora da caridade não há salvação”, deixando os cães ladrarem, enquanto a caravana passa...

O Espiritismo é uma Doutrina moral que fortalece os sentimentos religiosos em geral e se aplica a todas as religiões; é de todas, e não pertence a nenhuma em particular. Por essa razão, aconselhou Kardec, que não mudasse ninguém a sua religião, que cultivassem seus cultos e tivessem a liberdade de adorar a Deus à sua maneira, porque Deus leva em conta a intenção e não o fato em si.

Quando os homens se apoiarem nas bases da caridade, serão indissolúveis, porque estarão em paz entre si e com eles próprios, cada um respeitando os direitos e os bens do vizinho. Eis a era nova predita, da qual o Espiritismo é o precursor, e para a qual todo espírita deve trabalhar, cada um em sua esfera de atividade.

Quando os homens forem melhores, e o serão, as reformas sociais verdadeiramente úteis serão uma consequência natural.

O Espiritismo é jovem, bem o sabemos, mas que amadurece rapidamente e seus princípios haverão de triunfar por toda parte. E, com base em seus princípios consoladores e reveladores, as consciências despertarão do sono enfermiço da ignorância e da imaturidade espiritual.

Assim, espíritas e não espíritas, tomemos a charrua e não olhemos para traz, fazendo aquilo que nos compete no campo do bem, do entendimento, da razão, do esforço hercúleo para o nosso autoaperfeiçoamento moral que, certamente, dias melhores virão, acalmando os nossos corações. Nada é sem um propósito, sem uma finalidade, até mesmo o caos aparente que reina, não querendo ter mais fim.

Tenhamos a certeza de que, à frente de nós, Jesus nos ampara com toda a sua falange de Espíritos de Luz, dando a cada um, em cêntuplo, a migalha que doamos ao próximo.