Conceito de Espiritismo

Martha Triandafelides Capelotto

Quando me deparo com uma obra de alto valor esclarecedor, pergunto-me: Quantos terão acesso a ela; quantos sorverão, assim como eu, os ensinamentos nela contidos? Infelizmente, sabemos que muitos de nossa humanidade ainda estão naquela “zona de conforto”, esperando por soluções fantasiosas, apegados a dogmas não menos fantasiosos, enfim, passando pela vida sem vivê-la, no que se refere ao seu aprimoramento intelectual e espiritual.

Quantas revelações, quantas informações preciosas recebemos desde o surgimento da Doutrina dos Espíritos, muitas das quais, já começam a ter o aval da Ciência. Pena que ainda não há divulgação em massa para as conclusões das pesquisas realizadas por cientistas de grandes universidades americanas, europeias e, até mesmo aqui, no Brasil. Dentro de uma das mais renomadas, como a USP, já há estudos sobre questões metafísicas.

Avançamos, mas, ainda há muito que fazer, muito a ser estudado, principalmente, mais do que estudar, romper com o comportamento atávico, milenar, em relação ao nosso entendimento espiritual. Trabalho dos mais árduos, já que somos, em todas as situações da vida, bastante refratários.

Zalmino Zimmermann, autor de várias obras importantíssimas como pesquisador espírita que é, trouxe-nos, uma vez mais, esclarecimentos dos mais relevantes para entendermos, definitivamente, o que é a Doutrina dos Espíritos, conteúdo que podemos assimilar no livro “Espiritismo Século XXI”.

Desse modo, peço vênia para transcrever as observações finais da obra, que resumem de maneira magistral a síntese do que seja verdadeiramente o Espiritismo, ou a Doutrina dos Espíritos. Diz-nos: “Ultrapassada a fase inaugural (século XIX) e o período que marcou a sua consolidação (século XX), firmados os princípios que o fundamentam, é possível, agora, nos albores do Terceiro Milênio, melhor apreender o superior significado do Espiritismo”.

“Tratando da essência psíquica do ser humano, da sua natureza espiritual e da realidade pluridimensional em que gravita, rumo a níveis sempre superiores de evolução, o Espiritismo surge como um novo Saber, de características inéditas e inconfundíveis, em relação aos demais Conhecimentos.”

“O Espiritismo, investigando e explicando a realidade inteira do ser humano, recepciona os ensinamentos de Jesus a amplia-lhes o significado à luz da razão, enfatizando, como visto, a prática do Bem, não por temor às consequências futuras, ou apenas como simples dever; mas sim, como imperiosa necessidade evolutiva.”

De fato, os ensinos do MESTRE, em sua pureza, têm força universal; dirigem-se a todas as almas, de acordo com o seu entendimento, como roteiro e convite para um progresso mais efetivo e sereno, sob a luz da real fraternidade.

Lamento por todos aqueles que desconhecem o significado do que seja Espiritismo, confundindo-o com seitas, cartomancia, necromancia, e tantas outras manifestações de cunho religioso ou não, que nem de perto se aproximam da grandeza da Doutrina dos Espíritos, com todo o respeito ao entendimento de cada ser, na imensa diversidade cultural que caracteriza a população terrena.

Assim, a Providência Divina, no tempo certo, determinou à Espiritualidade Superior que se abrisse a cortina da verdade, revelando a realidade inteira do ser humano, refundindo conceitos e reorientando posições que possibilitam um entendimento mais amplo e profundo dos conceitos crísticos, de seu significado transcendental, nos induzindo a vivê-los seriamente, sob pena de grave comprometimento com a Lei de Evolução. Essa compreensão mais inteira da Mensagem de Jesus, que o Espiritismo possibilita, surge como um fator notável de transformação moral, construindo no tempo, uma sociedade mais consciente, harmônica e, consequentemente, por isso, mais feliz.