Logo
Logo

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESPÍRITA

GABRIEL DELANNE

François Marie Gabriel Delanne nasceu em Paris, no dia 23/3/1857, ano de lançamento de "O Livro dos Espíritos". Seu pai, Alexandre Delanne, muito amigo de Allan Kardec, era espírita e sua mãe, Marie Alexandrine Didelot, era médium e contribuiu na codificação do Espiritismo. Gabriel foi engenheiro e dedicou-se ao Espiritismo Científico, tendo buscado sua consolidação como uma Ciência estabelecida e complementar às demais. Fundou a União Espírita Francesa, a revista "O Espiritismo", além de ter publicado vários livros. Desencarnou no dia 15/2/1926, aos 69 anos.

Semana 206

 

 Cristo já nasceu para você?

 

 Alfredo Zavatte

 

 

Sustentam os Evangelhos que Jesus voltará com grande poder e, diante de todas as Nações reunidas, separará bons e maus, como um pastor que separa as suas ovelhas (Mateus 25 ; 31-32 ).

Não será necessária sua volta, como há 20 séculos, pois, suas mensagens chegam aos homens de diversas formas, possibilitando sua evolução espiritual, dia após dia, capacitando-os a assimilar todas as verdades ditas por Ele.

A separação do joio e do trigo será de forma harmoniosa, assim como seu reinado de paz, pois Ele deixou claro que tudo deverá ser cumprido em Sua lei: “... passarão o Céu e a Terra, mas minhas palavras não passarão”.

O Evangelho será a Lei máxima que dirigirá a humanidade, seus ensinamentos constituirão roteiro seguro para todos e Sua Constituição regerá todo o Planeta.

Um dia, os crucifixos deixarão de ser um mero adorno no corpo dos homens e Ele será lembrado como exemplo de verdade, justiça e, acima de tudo, amor, que com muita facilidade praticava. Onde predominam estas virtudes, ali Ele estará, mesmo sem seu nome ser invocado.

Porém, onde imperam a hipocrisia, a iniquidade e o egoísmo, nas mais variadas formas que se apresentem, Jesus, em tal meio, não se encontrará, ainda que solicitado e endeusado pela boca do homem.

A missão de Jesus não se iniciou em Belém, nem terminou no Gólgota, com a crucificação. Ele vem, de um longo período, inspirando a humanidade, orientando e apascentando o grande rebanho que o Pai lhe confiou.

Distribuiu seus benefícios a todos os povos, assim como o Pai também o faz.

Jesus nasceu em Belém, há cerca de 20 séculos, como contam os escritos, fato inesquecível e de grande relevância na história da humanidade.

Nascer é iniciar, é dar começo a uma determinada existência, isto é, um fato histórico considerado sob o aspecto cronológico, mas vamos analisar a sua vinda, a chegada do Messias.

Que influência está exercendo em nós o seu nascimento?

O que Jesus veio fazer na Terra?

Que relação há, para nós, entre o natal de Jesus e a nossa vida no momento    atual?

Eis a questão que nos interessa de perto e que vem determinar o grau de importância da data do nascimento de Jesus.

Se o nascimento de Cristo ainda não é uma realidade para muitos, que importância poderá ter Seu nascimento?

O Brasil é um País de opulência, que se sobressai a outros países pela fertilidade de seu solo, pela variada e rica flora que alimenta e cura o homem, havendo também o minério como uma das grandes fontes de riqueza. Para que estas riquezas sejam uma realidade, é preciso que este povo se habilite, se coloque a trabalho e lute pela sua independência, mas também pela inteligência, perseverança, ética e moral, de forma correta e honesta; caso contrário, todas as vantagens de se ter uma terra rica, seriam como se não existissem.

Precisamente o mesmo fenômeno se dá com relação ao Natal de Jesus: nenhum proveito nos vem do simples fato histórico de seu nascimento, pois, todo o valor desse magno sucesso está em nosso relacionamento com Ele.

No entanto, se existe uma relação deste acontecimento conosco, se este fato representa uma força viva atuando em nossos corações, então poderemos dizer, sem medo de errar: ”Jesus nasceu para nós “ e a nós dirige a sua grande mensagem: “ Paz na Terra aos homens de boa vontade”.

Mas, se permanecermos alheios, indiferentes e distantes ao Natal nascer (dar início a uma nova etapa de vida), qual o seu efeito em cada um de nós?

Tudo o que fizermos para comemorar essa data histórica será em vão, vazio e, simplesmente, não passará de uma mera comemoração de um aniversário.

Não é nesse vazio que Jesus sempre viveu, não é nas festas do dia 25 de dezembro que Ele renasce, mas sim, na constante renovação e na proposta de um novo recomeçar de nossa vida. Jesus é a força viva que, uma vez encarnada no homem, determina a constante renovação.

Se perguntássemos quando Jesus nasceu, para alguns personagens da história bíblica, teríamos respostas diferentes da data de 25 de dezembro.

Paulo de Tarso“Foi na estrada de Damasco, quando eu, então intolerante e fanatizado por uma causa inglória, me vi envolvido por uma Divina luz. Dali em diante, com muita convicção, pude afirmar que já não sou mais eu que vivo em mim, mas Cristo é quem vive”.

Pedro: “Jesus nasceu para mim no átrio do Passo de Caifás, no momento em que o galo, cantando pela terceira vez, acordou minha consciência para a verdadeira vida. Daí em diante, nunca mais vacilei diante dos potentados da história, quando me era dado defender a justiça e proclamar a verdade, pois, a força e o poder do Cristo, continuaram elementos integrantes do meu próprio ser”.

João Evangelista: “Jesus nasceu no dia em que meu entendimento, iluminado pela Divina graça, me fez saber que Deus é amor”.

Zaqueu: “Jesus nasceu em Jericó, numa esplêndida manhã de sol, quando eu, ansioso por conhecê-lo, subi em uma árvore para vê-lo passar, quando então, com gesto adorável, Ele disse: “Zaqueu, desce daí, porque importa que hoje eu me hospede em tua casa”. Naquele dia, entrou a salvação em meu lar”.

Dimas, o bom ladrão: “Jesus nasceu no topo do Calvário, exatamente quando, para muitos, Ele morria, quando a cegueira e a maldade dos homens supunham aniquilá-lo para sempre. Dali, Ele me dirigiu um olhar repassado de piedade e ternura que me fez esquecer todas as misérias deste mundo. Desde então, Ele nasceu em mim”.

À Madalena: “Jesus nasceu em Betânia quando sua voz ecoou, ungida de pureza e santidade e despertou em mim a sensação de vida nova, com a qual, até então, jamais havia sequer sonhado, surgia assim uma nova mulher, e seguiu os caminhos traçados por Jesus”. Seguiu ao lado dela, ao longo de seu messiânato, esteve ao Seu lado e de Maria, no momento de maior angustia: durante a crucificação, e mesmo diante de tanto sofrimento, ela não os abandonou, revelando o seu caráter santo e missionário.

Tomé: “Jesus nasceu naquele dia memorável e inesquecível em que foi dado testificar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus. Só então compreendi o sentido das palavras: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Vem, toca em minhas chagas e veja que sou eu que voltei”

Estes foram testemunhos do passado e que, a cada dia, felizmente, continuam acontecendo, quando pessoas conseguem fazer Jesus renascer dentro de si.

Ainda criticamos com veemência, aqueles que não deram abrigo à Maria, para que Jesus nascesse, mas ainda nos esquecemos que Ele, Jesus, não tem a hospedagem merecida no coração da grande maioria das pessoas, e ainda hoje, depois de 2000 anos, também não O recebem. O Divino hóspede bate em nossas portas todos os dias e ela continua fechada.

Talvez seja necessário que façamos uma limpeza em nossos corações, tal qual num cômodo imundo da nossa casa, para nele acomodar esse ilustre Aniversariante. Jesus não quer nada especial para instalar-se em nossos corações, apenas coisas que podem ser encontradas no interior do rico ou do pobre, de qualquer credo religioso. Para acomodar esse viajante de muitos séculos, é necessário que haja, dentro de cada homem, os elementos de que já falamos: verdade, justiça e, principalmente, amor.

Caso contrário, o dia 25 de dezembro será como outro dia qualquer, tal data torna-se insignificante, pois Jesus ainda não nasceu para esses.

É preciso que Ele habite em nós, que permitamos que Ele conquiste o nosso coração com aquilo que fez e que continuará fazendo por nós.

Mas, haja o que houver, se a indiferença tomar conta de muitos, Jesus, com seu amor, fará com que a fé, resplandecente de luz, vença e triunfe, implantando na Terra o reinado da justiça.

Então, a todos aqueles para quem o Cristo não nasceu, que ergam as suas frontes e caminhem, mesmo que sofrendo; aos que choram, que enxuguem seu pranto; aos que sofrem, vítimas do mal, que tenham bom ânimo.

Levantem, tomem seu rumo na estrada da vida, não se importando com o que pensarão de vocês. O que importa é que, durante essa longa caminhada de tropeços e quedas, Jesus estará caminhando conosco e, no final de tudo isso, o Pai nos esperará com os braços abertos, para o justo e merecido repouso.

Fica aqui a pergunta:- Cristo já nasceu para você?