Pensamento: a essência da evolução (Parte 3)

Após milênios de evolução, a Humanidade atingiu uma enorme capacidade criativa, ainda utilizada tanto para o bem como para o mal. As transformações de cunho moral precisam acontecer mais celeremente; mas, isso será possível apenas sob a égide da Educação Integral, que pressupõe ultrapassar os limites da matéria e compreender a realidade do Espírito. O grau de inteligência dos humanos já é suficiente para que compreendamos que o sentido da vida está na elevação constante da capacidade de amar, do interesse em compreender profundamente as Leis Divinas que regem o Universo.

Para tanto, urge aprimorarmos o pensamento, para que saiamos, gradativamente, da inércia evolutiva espiritual e atinjamos patamares mais elevados, onde o amor predomine ante o desamor.

A responsabilidade por sua própria evolução cabe a cada um; porém, os detentores da aptidão de criar e transmitir conteúdos de quaisquer naturezas, que pressuponham contribuição ao crescimento espiritual, tanto sob a ótica moral quanto intelectual, têm sobre os ombros uma responsabilidade muitíssimo maior. Mas, nem todos se conscientizam disso, infelizmente.

A seguir, a transcrição da visão de Léon Denis sobre essa questão, proveniente de sua obra “O Problema do Ser, do Destino e da Dor”.

“Ó escritores, artistas, poetas, vós, cujo número aumenta todos os dias, cujas produções se multiplicam e sobem como a maré, belas muitas vezes pela forma, mas fracas no fundo, superficiais e materiais, quanto talento não gastais com coisas medíocres! Quantos esforços desperdiçados e postos ao serviço de paixões nocivas, de volúpias inferiores e interesses vis!

Quando vastos e magníficos horizontes se desdobram, quando o livro maravilhoso do Universo e da alma se abre de par em par diante de vós e o gênio do pensamento vos convida para nobres tarefas, para obras cheias de seiva, fecundas para o adiantamento da Humanidade, vós vos comprazeis com estudos pueris e estéreis, com trabalhos em que a consciência se enfraquece, em que a inteligência se abate e definha no culto exagerado dos sentidos e dos instintos impuros.

Quem de vós dirá a epopeia da alma lutando pela conquista de seus destinos no ciclo imenso das idades e dos mundos, suas dores e alegrias, suas quedas e levantamentos, a descida aos abismos da vida, o bater de asas para a luz, as imolações, os holocaustos que são um resgate, as missões redentoras, a participação cada vez maior das concepções divinas!

Quem dirá também as poderosas harmonias do Universo, harpa gigantesca vibrando ao pensamento de Deus, o canto dos mundos, o ritmo eterno que embala a gênese dos astros e das humanidades! Ou, então, a lenta elaboração, a dolorosa gestação da consciência através dos estágios inferiores, a construção laboriosa de uma individualidade, de um ser moral!

Quem dirá a conquista da vida, cada vez mais completa, mais ampla, mais serena, mais iluminada pelos raios do Alto, a marcha, de cimo em cimo, em busca da felicidade, do poder e do puro amor? Quem cantará a obra do homem, lutador imortal, erguendo, através de suas dúvidas, dilaceramentos, angústias e lágrimas, o edifício harmônico e sublime de sua personalidade pensante e consciente? Sempre para a frente, para mais longe e para mais Alto! Responderão: Não sabemos. E perguntam: Quem nos ensinará essas coisas?

Quem? As vozes interiores e as vozes do Além. Aprendei a abrir, a folhear, a ler o livro oculto em vós, o livro das metamorfoses do ser. Ele vos dirá o que fostes e o que sereis, ensinar-vos-á o maior dos mistérios, a criação do “eu” pelo esforço constante, a ação soberana que, no pensamento silencioso, faz germinar a obra e, segundo vossas aptidões, vosso gênero de talento, far-vos-á pintar as telas mais encantadoras, esculpir as mais ideais formas, compor as sinfonias mais harmoniosas, escrever as páginas mais brilhantes, realizar os mais belos poemas.

Tudo está aí, em vós, em torno de vós. Tudo fala, tudo vibra, o visível e o invisível, tudo canta e celebra a glória de viver, de pensar, de criar, de associar-se à obra universal. Esplendores dos mares e do céu estrelado, majestade dos cimos, perfumes das florestas, melodias da terra e do espaço, vozes do invisível que falam no silêncio da noite, vozes da consciência, eco da voz divina, tudo é ensino e revelação para quem sabe ver, escutar, compreender, pensar, agir!

Depois, acima de tudo, a visão suprema, a visão sem formas, o pensamento incriado, verdade total, harmonia final das essências e das leis que, desde o fundo de nosso ser até a estrela mais distante, liga tudo e todos em sua unidade resplandecente. É a cadeia de vida, que se eleva e desenrola no Infinito, escada das potências espirituais que levam a Deus os apelos do homem pela oração e trazem ao homem as respostas de Deus pela inspiração.

Agora, a última pergunta. Por que, no meio do imenso labor e da abundante produção intelectual que caracterizam nossa época, se encontram tão poucas obras profundas e concepções geniais? Porque deixamos de ver as coisas divinas com os olhos da alma! Porque deixamos de crer e amar!

Remontemos, pois, às origens celestes e eternas; é o único remédio para nossa anemia moral. Dirijamos o pensamento para as coisas solenes e profundas. Ilumine-se e complete-se a Ciência com as intuições da consciência e as faculdades superiores do espírito. O Espiritualismo Moderno (Espiritismo) nos auxiliará.

Observação: as partes 1 e 2 deste artigo encontram-se nas semanas 215 e 219, respectivamente.