O Livre-Arbítrio

O preenchimento do vazio existencial, que nos leva ao encontro da felicidade real, requer a busca das verdades básicas que permeiam a Casa do Pai, representadas pelas Leis Naturais do Universo.

Uma das inúmeras Leis essenciais à compreensão da realidade da Vida do Espírito (esteja ele encarnado ou desencarnado), é a Lei do Livre-Arbítrio, intimamente associada à Lei de Causa e Efeito.

Os seres humanos precisam se aprofundar num processo reflexivo baseado em conceitos reais, palpáveis; que possam nos tirar dessa ignorância espiritual que nos mantêm presos quase que exclusivamente às questões materiais, sendo que a evolução espiritual é a única razão de estarmos reencarnados nesse Plano Físico.

Urge nos libertarmos dos dogmas e das crenças inacreditáveis. É fundamental que compreendamos a Natureza do Deus que nos criou, e não do Deus que nós criamos.

O Deus verdadeiro nos concedeu pleno Livre-Arbítrio, e o significado disto é muito profundo e determinante para que procuremos mudar o rumo sob o ponto de vista espiritual. Livre-Arbítrio implica na total responsabilidade de cada um sobre a construção e condução de seu destino.

Em função de nossos pensamentos, palavras e atitudes, enfrentamos as consequências daquilo que escolhemos, ou seja, entra em ação a Lei de Causa e Efeito.

Para ilustrar esse tema, transcrevi a seguir, um trecho da obra: “Doenças ou Transtornos Espirituais”, autoria de Osvaldo Hely Moreira:

“Dos estudos dos casos apresentados pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, ressalta-se o espírito como senhor de seu destino, construtor de sua história feliz ou infeliz, de acordo com o uso da liberdade ofertada pelo Criador, bem como o valor do Evangelho, prescrevendo o amor, a fé, o perdão, a esperança e a caridade como caminhos de cura da alma em seu movimento evolutivo de retorno à Casa do Pai”.

O grande Pensador francês, Léon Denis, um dos ícones do Espiritismo, foi bem claro e didático em mais um de seus belos textos, abaixo transcrito:

“A liberdade é a condição necessária da alma humana que, sem ela, não poderia construir seu destino… .

A noção é simples e clara. Os Druidas haviam–na formulado desde os primeiros tempos de nossa História e está expressa nas Tríades:

Há três unidades primitivas: Deus, a luz e a liberdade… .

A liberdade e a responsabilidade são correlativas no ser e aumentam com sua elevação; é a responsabilidade do homem que faz sua dignidade e moralidade.

Sem ela, não seria ele mais do que um autômato, um joguete das forças ambientes: a noção de moralidade é inseparável da de liberdade.

A responsabilidade é estabelecida pelo testemunho da consciência, que nos aprova ou censura segundo a natureza dos nossos atos.

A sensação do remorso é uma prova mais demonstrativa que todos os argumentos filosóficos.

Para todo Espírito, por pequeno que seja o seu grau de evolução, a lei do dever brilha como um farol, através da névoa das paixões e interesses.

Por isso, vemos todos os dias homens nas posições mais humildes e difíceis preferirem aceitar provações duras a se abaixarem a cometer atos indignos.

Se a liberdade humana é restrita, está pelo menos em via de perfeito desenvolvimento, porque o progresso não é outra coisa mais do que a extensão do livre-arbítrio no indivíduo e na coletividade.

A luta entre a matéria e o Espírito tem precisamente como objetivo liberta-lo cada vez mais das forças cegas.

A inteligência e a vontade chegam, pouco a pouco, a predominar sobre o que a nossos olhos representa a fatalidade. O livre-arbítrio é, pois, a expansão da personalidade e da consciência.

Para sermos livres é necessário querer sê-lo e fazer esforço para vir a sê-lo, libertando-nos da escravidão da ignorância e das paixões baixas, substituindo o império das sensações e dos instintos pelo da razão.

Isto só se pode obter por uma educação e uma preparação prolongada das faculdades humanas: libertação física pela limitação dos apetites; libertação intelectual pela conquista da verdade; libertação moral pela procura da virtude. É esta a obra dos séculos”.

A evolução espiritual nos demanda muitos esforços, vontade e a busca dos conhecimentos essenciais que nos libertem das ilusões representadas pela  matéria efêmera, bem como pela esperança que milagres (os quais não fazem parte das Leis naturais do Universo, ou seja, não existem), possam nos alçar a Planos mais elevados da escala evolutiva do Espírito.

Allan Kardec nos deixou, de forma muito clara, que somente a Educação Holística poderá promover o progresso da Humanidade. Pensemos nisso!!!