Logo
Logo

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESPÍRITA

GABRIEL DELANNE

François Marie Gabriel Delanne nasceu em Paris, no dia 23/3/1857, ano de lançamento de "O Livro dos Espíritos". Seu pai, Alexandre Delanne, muito amigo de Allan Kardec, era espírita e sua mãe, Marie Alexandrine Didelot, era médium e contribuiu na codificação do Espiritismo. Gabriel foi engenheiro e dedicou-se ao Espiritismo Científico, tendo buscado sua consolidação como uma Ciência estabelecida e complementar às demais. Fundou a União Espírita Francesa, a revista "O Espiritismo", além de ter publicado vários livros. Desencarnou no dia 15/2/1926, aos 69 anos.

Histórias

Histórias

Como contar uma boa história?

 

Vamos deixar aqui registrado esse importante recurso pedagógico, não apenas as histórias em si, mas a forma, pois julgamos que isso possa ser uma inspiração para todos os que trabalham nas lides evangélicas com crianças.

 

As histórias são retiradas de diversos locais e nem sempre colocamos os créditos pois algumas já se incorporaram ao nosso repertório pessoal, de forma que nem lembramos de onde as lemos. E muitas serviram de inspirações que foram adaptadas ao material que dispúnhamos. Mas a maioria veio dos livros abaixo que recomendamos fortemente para que as casas espíritas adquiram como recursos valiosos para consulta por seus educadores:

 

1- Coleção Conte Mais – Histórias educativas - Volumes de 1 a 4 - Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS

 

2- O Livro das Virtudes – Vol 1 e 2 – William Benet – Ed. Nova Fronteira

 

3- A Vida Fala – Espírito Neio Lucio – com psicografia de Chico Xavier.

 

Essas são coleções com muitas histórias, mas de forma alguma temos a intenção de esgotar o assunto, pois há centenas de bons livros infanto-juvenis espíritas e não espíritas com histórias maravilhosas que podem povoar a mente e o coração de nossas crianças e jovens com ideias nobres e sonhos produtivos.

 

Vamos iniciar com o curso de como contar uma boa história, curso esse que foi ministrado pela psicóloga e pedagoga Marielza Fernandes De Bona que é co-fundadora da Escola Waldorf Aitiara em Botucatu-SP e foi evangelizadora da Federação Espírita do Estado de São Paulo por mais de10 anos tendo participado da formação de várias gerações de evangelizadores. Será abordada a importância das narrativas infantis no desenvolvimento da criança, modelada de acordo com as fases de crescimento. Após essa importante introdução, colocaremos alguns vídeos  e PDFs de histórias infantis. 

 

O objetivo desse recurso é que ele seja adaptado à realidade de cada Casa Espírita para ajudar como recurso pedagógico para as aulas. Não temos como meta que este seja um site para servir de entretenimento às crianças, embora isso seja permitido, se alguém julgar útil. Nosso maior objetivo é que as histórias sejam vistas pelos educadores, pois acreditamos que aquele que está à frente dessa tarefa é a melhor pessoa a realizar o trabalho de contar uma história. Todos os recursos podem ser adaptados: se não temos bonecos ou fantoches podemos usar gravuras, dedoches, pinturas e mesmo somente contar com entusiasmo e amor. À medida que o tempo passa, a Casa Espírita vai aumentando seu material e melhorando seus recursos. A vontade do Educador aliada ao grande carinho e dedicação aos seus alunos faz com que todos os obstáculos sejam superados.

 

Queremos salientar que a maioria de nós, Educadores Espíritas, somos apenas pessoas de boa vontade, sem curso de Pedagogia ou Educação em nossos currículos. Estamos todos aprendendo e certamente as histórias poderão ser melhoradas. Longe de nós está a ousadia de servirmos como exemplo. Como frisamos, essas histórias servem apenas como inspirações.
 

Que Jesus nos abençoe na jornada de levarmos as sementinhas de Sua luz até o coraçãozinho dos pequeninos. Que possamos, com isso, aprender também e nos iluminar a nós mesmos.